Sem dúvida, o objetivo de emagrecer e queimar gorduras localizadas é de longe, o desejo da grande maioria das pessoas comuns ou mesmo esportistas de diversas modalidades onde geralmente observam que eliminar gordura de forma eficiente e contínua, pode ser um trabalho árduo, na qual sua alimentação e rotina de exercícios devem estar muito bem balanceados e ajustada para que seu organismo utilize as reservas de energia (gordura) como fonte de energia a todo momento, gerando ótima mudança corporal, disposição, melhora da auto estima e saúde de uma forma geral.
Sabendo disso, surgiram alguns suplementos alimentares que prometem otimizar o emagrecimento aumentando seu metabolismo com objetivo de gerar um ambiente fisiológico muito favorável para ocorrer boa queima de gordura, e na lista desses compostos a categoria que encabeça esse grupo são os famosos “termogênicos” com diversos mix de compostos estimulantes, nacionais e importados, com inúmeras formas de apresentação e dosagens... mas será que eles são realmente eficientes? Tem algum efeitos colateral? Preciso me consultar com um Nutricionista Esportivo para ingerir?
Bom, se você realmente deseja entender um pouco mais sobre os compostos emagrecedores, vamos falar abertamente sobre isso e abordar de maneira simples e objetiva, os principais suplementos alimentares disponíveis, sua aplicabilidade e formas de consumo.
Definitivamente, o mais bem aceito suplemento estimulante no meio cientifico, o composto presente em nosso cafezinho e chocolate, pode contribuir para que o processo de emagrecimento possa ser otimizado, podendo gerar uma melhora em seu metabolismo (gasto de energia do nosso organismo, mesmo em repouso) e maior disposição para a pratica de exercícios físicos e certamente podemos considerar esse fator fundamental pois se não houver disposição e energia, a intensidade (uso de cargas) e volume (quantidade de série/tempo da sessão) do treino será pífia e sabemos da importância da rotina física para alcançarmos sucesso na redução da gordura corporal. No entanto, pessoas com problemas cardíacos e hipertensão devem evitar sua utilização, ao não ser com expresso acompanhamento profissional – a dose prescrita de cafeína com fins esportivos gira em torno de 200 a 400mg/dia.
Composto bastante comercializado em farmácias de manipulação, onde comumente o Nutricionista Esportivo prescreve uma fórmula/mix de nutrientes “emagrecedores” e a Casca da Laranja Amarga, mais conhecido como “Citrus” esta presente. Sua função é basicamente estimular nosso metabolismo a funcionar de maneira mais “acelerada” e vemos também uma interessante utilização para reduzir a fome, visto que em uma dieta para emagrecimento, o consumo calórico e volume das refeições são menores, podendo causar compulsão alimentar, caso a sensação de fome seja muito elevada – a dose prescrita de Citrus Aurantium com fins esportivo gira em torno de 500mg, 2 vezes ao dia.
Produzida a partir da folha da Camellia Sinensis, o chá verde possui inúmeros benefícios para a saúde como por exemplo, sua ação anti-inflamatória e antioxidante, fatores estes que também auxiliam no processo de emagrecimento porém, sua ação diurética e termogênica são as que mais chamam atenção do indivíduo que deseja reduzir a gordura corporal. O Composto também contém cafeína sendo portanto, uma substancia muito ativa para o SNC (sistema nervoso central) podendo elevar a pressão arterial e frequência cardíaca se consumido de maneira exagerada. O Citrus parece agir eficientemente no controle dos níveis de glicose (popularmente chamado de “acúçar no sangue”) através da ação antioxidante das catequinas, outro fator relevante para quem deseja entrar em forma, pois níveis descontrolado de glicose circulante pode ocasionar acúmulo de gordura mais rapidamente – a dose prescrita de Chá Verde com fins esportivo gira em torno de 500mg, 2 vezes ao dia.
Sabemos que em um processo de emagrecimento saudável, o consumo de nutrientes deve ser muito bem equilibrado para manter todas as funções organicas em ordem porém, ao realizarmos uma conduta dietética mais restrita, podemos reduzir sensivelmente o consumo de algum nutriente importante e a ingestão de fibra com certeza, pode ser negativamente alterada, podendo gerar dores abdominais e constipação. Um bom consumo de fibras trás inúmeros benefícios ao coração, níveis de colesterol e glicemia e, claro ao emagrecimento, ocasionando melhora na saciedade e bom volume alimentar nas refeições mas com pouca calórica. A recomendação do consumo de fibra é de aproximadamente 30g ao dia e no mercado da suplementação alimentar temos os compostos com Goma Guar, Fibra de Aveia, FOS (frutooligossacarídeos), Inulina e Fibra de Trigo.
Esse mineral vem chamando a atenção, por se tratar de um nutriente que visa controlar os níveis de glicose no sangue, sendo inclusive utilizado junto ao tratamento de diabetes e na pratica, seu uso é aplicado para reduzir a vontade do consumo de alimentos adocicados (por regular a insulina), conduta que certamente é de grande auxílio para quem deseja perder peso entretanto, este “efeito” ainda não é documentado. Sua prescrição geralmente é feita para pessoas com deficiências deste mineral e sua dosagem diária varia entre 35 a 200mcg junto a principal refeição, apesar que muito esportistas alegam obter bons resultados com dosagens muito superiores mas tal conduta pode causar vômitos, diarreia e problemas hepáticos.
Pois bem, o que podemos concluir com todas essas informações?
No entanto, com quase 2 décadas acompanhando perfis pessoas de “A a Z” com suas particularidades, gostos pela atividade física, biótipo, poder aquisitivo, etc... posso afirmar que em 100% dos casos de sucesso no processo de emagrecimento, o grande responsável foi a mudança de hábitos alimentares e de exercícios físicos. Mas porque resolvi fazer esse artigo mostrando os melhores suplementos alimentares para emagrecimento? Simples, porque independente do composto, dosagem e combinação de nutrientes, eles continuam sendo suplementos alimentares para emagrecimento ou seja, podem nos ajudar em alguma etapa do processo físico que almejamos e como qualquer outro alimento, existem os mais ou menos indicados para cada objetivo e perfil de praticante.
Se você deseja acelerar seu processo de emagrecimento com saúde, inicialmente procure ter bons hábitos alimentares onde nada seja proibido, mas que tudo seja bem equilibrado. Faça um esforço para encontrar sua atividade física predileta (não, a musculação não é a melhor atividade... a melhor é aquela que você gosta, que é segura e combina com seus objetivos estéticos... pois não adianta você querer ter um bumbum enorme, fazendo natação, ok? E se deseja melhorar sua saúde, e tirar a ferrugem dos músculos, não há necessidade de “se matar” no CrossFit, combinado? Havendo dificuldade, peça auxilio à um educador físico). E por fim, com auxilio de um Nutricionista Esportivo veja se algum composto suplementar se encaixa bem em sua dieta atual, visando acelerar a redução de gordura, optando por um suplemento seguro – sabe aquele “importado cheio de figuras exóticas na embalagem” prometendo mundos e fundos para você entrar em forma amanhã? Fuja deles, sua saúde e bolso agradecem!
Dr. Ricardo Santos | CNPJ: 35.850.815/0001-44
Todos os direitos reservados
Dr. Ricardo Santos | CNPJ: 35.850.815/0001-44
Todos os direitos reservados