MELHORES SUPLEMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR!
Dr. Ricardo Santos • 24 de agosto de 2020
Você gostaria de acelerar o crescimento muscular?
Conheça os melhores suplementos alimentares que podem te ajudar!
Por muito tempo, havia um grande “pré-conceito” em relação ao processo de ganho muscular, onde o mesmo era atribuído somente ao uso e abuso de esteróides anabolizantes e seus resultados deixavam os homens muito “feios” e as mulheres “masculinizadas”, na verdade esse “conceito” é carregado pelos incrédulos até os dias de hoje no entanto, em uma magnitude um pouco menor, dado que as pessoas mais interessadas e que procuram bons profissionais para auxilia-las(os) sabem dos inúmeros benefícios de ganhar
massa muscular, sendo você um sedentário que deseja emagrecer, um enfermo que procura melhorar sua saúde, um idoso que busca longevidade ou esportista/atleta que almeja ter mais condicionamento físico. Todos sabem ou deveriam saber que esse ganho muscular “exagerado que pode deixa-lo feio” é algo impossível de ocorrer em situações normais, fisiologicamente falando.
Nos últimos anos estamos notando um aumento na procura por programas para ganho muscular, seja porque as pessoas estão ficando mais informadas ou mesmo por referências midiáticas atuais que carregam muita massa muscular em seus corpos, como por exemplo: o ator “The Rock”, “Capitã Marvel”, Vin Diesel, entre outros... sendo que poucas décadas atrás, atores e atrizes “galãs” mas sem corpos definidos como: Gorge Clooney e Demi Moore se destacavam por sua beleza e claro, até hoje seguem com muito sucesso, mas parece que apresentar um corpo mais musculoso vem ganhando boa popularidade também.
Dessa maneira, as atividades de força estão em alta, como a tradicional
musculação e o recém chegado
cross fit, assim como a procura por composto que possam auxiliar o rápido desenvolvimento dos músculos também estão a todo vapor, desse modo os
suplementos alimentares hoje são apregoado no meio esportivo como uma ferramenta “parceira” do praticante que visa ter significativo aumento de sua massa muscular. Segundo ABENUTRI, no Brasil contamos que mais 500 marcas de suplementos distribuídas em mais de 11 mil pontos de vendas e a partir de 2018, a ANVISA uniu as 3 categorias existentes (alimento para atletas, alimento de vitaminas e alimento para gestantes) em uma ÚNICA categoria: o suplemento alimentar, e dentre eles, temos os produtos mais indicados para o indivíduo que deseja o aumento da massa muscular. E também podemos citar o aumento da demanda dos produtos para pessoas veganas que hoje somam 14% da população brasileira (BRASNUTRI).
Com diversas informações, listamos para vocês os principais suplementos alimentares indicados para o ganho muscular, mas não custa lembrar que antes de tudo, sua alimentação,
treino e descanso (que são as bases fundamentais para que o processo de
hipertrofia muscular ocorra com sucesso) devem estar devidamente ajustados por um profissional especializado e então, a suplementação adicionada de maneira estratégica, será mais funcional.
Os Suplementos Alimentares mais indicados:
Esse composto é produzido em nosso organismo e estocado principalmente em nossos músculos, e tem como objetivo participar da produção de ATP (composto de energia rápida do tecido muscular) além da maior hidratação muscular, e sua suplementação visa exatamente aumentar seu estoque e produção de energia para o esportista conseguir realizar seus exercícios com mais vigor. A ANVISA preconiza que a dose segura seja de 3g por dia no entanto, tempos atrás tínhamos diversos protocolos, e ainda temos, um deles sugere por exemplo, que seja realizado uma dose de ataque nas primeiras semanas de aprox. 20g por dia, seguida da dose de “manutenção” de 5g.
No dia a dia esportivo, vemos que a creatina é bem aceita por grande parte dos individuos, estes relatam sentir bons efeitos rapidamente ao suplementar (que é corroborada por diversos estudos) como maior força e ganho de peso e de fato, ao analisarmos sua funcionalidade, se um composto melhora nosso nível de força e melhora a hidratação do músculos (este vai auxiliar a maior retenção de nutrientes intramuscular) certamente é um grande agente para auxiliar o aumento de massa magra, mas claro, o treino deverá ser eficiente o bastante para gerar tal resposta anabólica.
Geralmente essa categoria de produto era mais utilizado em pessoas que praticavam atividades de resistência, como corrida e bike mas a tempos, indivíduos que desejam aumentar sua massa muscular com treinos pesados viram na cafeína e outros compostos “estimulantes” um meio de aumentar “seu foco” buscando melhorar a qualidade dos treinos pois seu SNC (sistema nervoso central) estará em “alerta” por mais tempo.
A dose máxima liberada pela ANVISA é de 420mg (cerca de 5 a 6 xícaras de café expresso), mas na pratica clínica com pessoas que nunca consumiram o composto em forma de suplemento, recomendo iniciar com 200mg ou menos por dia e avaliar a tolerância, uma vez que a cafeína pode causar irritabilidade, dores de cabeça e agitação.
Este sem dúvida, é o queridinho do mundo fitness, se trata de um composto proteico a base do soro do leite com diversas variedade de formulações e muitas delas contam com a linha “gourmet” trazendo sabores realmente muito agradáveis. Muito é falado que a proteína é o principal nutriente para aumentar a massa muscular e desse modo, a busca de algo que traga boas doses de proteicas, saboroso e de custo acessível se tornou talvez, o foco numero 1 dos praticantes de exercícios, mas estes deveriam se preocupar primeiramente com o estimulo correto e eficaz, ou seja, com um treino realmente intenso, sua alimentação e depois a suplementação, caso necessário.
Em razão de o nosso organismo utilizar o composto proteína e transformando-o em aminoácidos para recompor a musculatura, óbvio que é importante consumi-lo, mas quando você não cria esse ambiente fisiológico favorável, em outras palavras, quando sua dieta esta deficiente em carboidratos (energia) seu organismo pode priorizar “roubar” a energia que a proteína fornece para usar como energia e então, acabará “sobrando pouco” para construir seus músculos, entendeu? 😉
Suplemento amplamente difundido nos anos 80 e 90 como “construtores” de
massa muscular e que nos dias de hoje, é visto como um produto para “engordar” e infelizmente alguns profissionais acabam o condenando ainda mais, alegando ser um engodo na plateleira. Pela explicação acima referente a whey protein, vimos como é importante ter uma alimentação rica em nutrientes para seu organismo conseguir utilizar a proteína para a sua nobre função que também é construir músculos, sendo que o composto hipercalórico visa pontualmente isso, fornecer uma gama completa de carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas para nutrir seu organismo da maneira mais completa possível.
Caso sua alimentação comum não esteja suprindo todas as suas necessidades calóricas, o suplemento pode ser utilizado como substituto/complemento de alguma refeição, caso seja prescrito para tal. Mas essa conduta não é nova e exclusiva do meio esportivo! Você dever conhecer o tal do sustagem kids para seu filhote, certo? pois é... o composto também é um hipercalórico, amiguinho 😊. Então se utilizarmos a “massa” de maneira estratégica, ele pode ser um grande aliado no processo de ganho muscular.
Paciente Alexandre Souza, que aumentou cerca de 10kg de massa magra com muita disciplina!
Curtiu a matéria? Então marque sua consulta para ter sua orientação personalizada!
AGENDE AGORA SUA CONSULTA COM O DR. RICARDO SANTOS!
CONTINUE adquirindo conhecimentos e assistam nosso informativo sobre o consumo do “shake pós treino” e ganho de massa muscular!