Se em algum momento da sua vida ou neste exato momento, você não esteve/está feliz com seu corpo. Não gosta do que vê no espelho. Não veste a roupa que gostaria de vestir. Sente cansaço e preguiça em muitos períodos do dia. Este artigo é para você!
Com mais de 20 anos de experiência sendo Nutricionista Esportivo e Personal Trainer, atendendo milhares de pessoas no Brasil e mundo afora que desejam emagrecer e ganhar massa muscular, posso garantir para você que essa sensação de infelicidade com o próprio corpo é um dos principais motivos de ansiedade, depressão ou qualquer outra mazela. A boa notícia é que a cura desses problemas está ao seu alcance! E você pode começar a mudança agora mesmo! Vou te ajudar!
Neste artigo, compartilho com você algumas estratégias que utilizo com meus clientes para que eles/elas emagreçam, modelem seu corpo e tenham mais disposição e energia! Agora é a sua vez!
1. ESCOLHA DO AMBIENTE/PESSOAS.
“Ah, vou fazer matrícula naquela academia perto de casa, porque é mais barata ou porque é mais facil de me deslocar do trabalho” – A frase soa familiar, não é mesmo?
Vamos fazer um exercício simples: Quando criança, você fazia parte de qualquer grupo de coleginhas da escola? Ou escolhia aquele grupo mais legal para ficar junto, conversando, fazendo lição de casa e/ou se divertindo? Pois bem, é justamente agora na vida adulta que esse senso de escolha deveria estar mais bem desenvolvido em todos nós. Em outras palavras, conviva no ambiente em que você faça questão de estar, observando qual perfil de pessoas estão lá.
Reflita esta análise: muito provavelmente um adolescente de 16 anos, ficaria entediado em uma sessão de Pilates onde a prevalencia é de pessoas adultas e idosas. E uma senhora de 60 anos, certamente não ficaria tão à vontade em uma sala de musculação voltada ao fisiculturismo (em São Paulo temos a Iron Berg e Nation, como exemplos). Pense bem, qual perfil de pessoas você faz questão de estar perto? Geralmente preferimos pessoas “parecidas” conosco...
Abaixo, cito alguns exemplos reais de ambientes e seus respectivos frequentadores (em sua maioria).
Adultos jovens: pessoas de 18 a 40 anos
Adultos maduros: pessoas de 40 a 60 anos
Verifique, converse com amigos, parentes, vizinhos e peça indicações de atividades. Aproveite para analisar a faixa de valores de cada atividade (para ser possível também, analisar qual experiência você terá nos diferentes ambientes), listo abaixo.
Academias e Studios de até 200,00 mensais: (espaço mais simples, voltado ao publico de menor renda)
Academias e Studios de até 500,00 mensais: (espaço mais personalizado, para o publico de renda média)
Academias e Studios acima de 500,00 mensais: (espaço premium, indicado ao publico de maior renda)
2. REOGARNIZAÇÃO/FAXINA MENTAL.
Assim como limpamos a nossa casa, automóvel, escritório... nosso cerebro precisa e merece ter esta faxina de tempos em tempos. Mas o que significa a tal faxina mental?
Resumidamente, é literalmente jogar fora o que não lhe serve mais “para dar espaço” para as novas coisas que estão por vir. De acordo com a Antroposofia de Rudolf Steiner, nosso comportamento/personalidade têm grandes mudanças de 7 em 7 anos, conhecido com a Teoria do Setênios que a princípio pode parecer muito tempo mas quando conhecemos este processo, do tempo que se leva para implementar e colher os resultados desta mudança, este período não é tão longo assim, pode acreditar.
Nesse sentido, é valido iniciar com pequenas coisas do dia a dia e ir gradativamente ajustando as maiores também. Reflita este caso: Sabe aquela feira de rua de quarta feira que você frequenta a anos/décadas com todo o pique, mas de uns tempos pra cá você a descreve como “bagunçada, lotada, produtos ruins e caros, etc...” – já parou para pensar que a suposta feira continua da mesma forma... e quem mudou foi você? Muito provavelmente houve uma mudança em sua análise sobre as pessoas e coisas (algumas ou boa parte delas) e isso faz seu senso crítico e julgamento mudarem também.
E o que podemos fazer? Parar de ir a essa feira OU mudar a sua expectativa do que encontrar nesta feira!
Pode parecer cruel, até porque crescemos ouvindo a crença que “desligar” laços da juventude ou mesmo de hábitos ditos como “tradicionais” não é legal. Posso concordar em partes..., mas somente se esses laços ainda me fizerem bem! Do contrário, não me serve mais ou pelo menos, não da forma como era antigamente.
Podemos também analisar como anda a rotina de horário de trabalho e se é possível ajustá-la com a equipe ou chefe, reorganizando dias, horários, demandas e prazos, por exemplo. Uma boa conversa com seu cônjuge seria de grande valia para alinharem as tarefas do dia a dia, sendo solteiro(a) esta organização pode ser combinada mais facilmente contratando um serviço à parte.
3. DEFININDO METAS E PRAZOS.
Não sei você, mas desde que me entendo por gente cresci com diversas metas e prazos para muitas coisas. Quando criança na escola, tínhamos metas (notas) e prazos (até o fim do ano) para serem cumpridas. Em casa, as metas eram: não quebrar as coisas, terminar o prato do almoço para comer a sobremesa e os prazos eram “pra já” rsrs
Hoje temos metas e prazos na faculdade, trabalho, com nossas finanças... e porque não elaborarmos um caminho, um norte, para nossa saúde e aspectos físicos?
O primeiro passo é identificar onde exatamente você está nesse momento. Como assim? Basicamente podemos utilizar 2 métricas para tal.
1. Veja seu IMC (índice de massa corporal); Facilmente calculado fazendo a divisão matemática do seu peso com a sua altura (ao quadrado). Exemplo: uma pessoa com 80kg e 1,70m | 80 / 2,89 | IMC = 27,68 (classificação: Levemente acima do peso).
2. Veja seu último exame de sangue clínico.
Como você esta? Dentro dos parâmetros? Fora dos parâmetros?
Feito isso, hora de colocar a mão na massa, reorganizando sua dieta e treinos para você evoluir tanto nos aspectos de saúde, quanto os físicos. Não possuindo o mínimo de conhecimento, um bom Nutricionista Esportivo vai te auxiliar.
Oras Dr. Ricardo, neste trecho você não disse nada de novo e todo mundo já sabe. Estou certo disso! No entanto, iniciar essa terceira etapa (metas e prazos) com a sua MORADA (tópicos 1 e 2) ajustada ou minimamente organizada, faz uma diferença enorme! Acredite, você terá um emagrecimento sólido e sustentável.
A grande maioria das pessoas que não conseguem implementar uma boa rotina alimentar com boa frequência de exercícios na semana, culpam a academia, o estresse e a falta de tempo. Mas então porque não priorizamos arrumar justamente estes fatores, criando uma base forte e solida para que tudo flua com mais harmonia e conforto?
Experimente! Viva com mais equilíbrio e controle da sua rotina!
Siga o Dr. Ricardo nas redes sociais!
Tire suas Dúvidas pelo WhatsApp!
Dr. Ricardo Santos | CNPJ: 35.850.815/0001-44
Todos os direitos reservados
Dr. Ricardo Santos | CNPJ: 35.850.815/0001-44
Todos os direitos reservados