Você que sempre gostou de praticar esportes e esta enloquecendo sem poder ir para academia fazer seu treino e rever os amigos... tenho uma boa notícia, poderia ser “ótima”, mas por enquanto é somente “boa” mesmo.
No Brasil, temos o exemplo de Santa Catarina onde seu Governador Carlos Moisés divulgou no dia 21 de Abril as normas para o
retorno de funcionamento das academias
de todo estado com diversos critérios, como: permanência de até 60min, capacidade de 30% da lotação do espaço, distanciamento de 1,5m, disponibilidade de álcool gel 70% na entrada, entre outros.
Em São Paulo, o Governador João Dória anunciou o Plano São Paulo que visa implementar uma nova medida de flexibilidade da quarentena para o estado a partir de 1° de Junho a todos os municípios (utilizando a visão do DRS – Departamento Regional de Saúde) dividida em 5 fases/cores:
FASE 1 (VERMELHA)
FASE 2 (LARANJA)
FASE 3: (AMARELA)
FASE 4: (VERDE) = ACADEMIAS
FASE 5 (AZUL)
Progressivamente, a fase 1 vermelha indica que a região sofre com a fase mais critica do isolamento e fechamento dos comércios, e a fase 5 azul é o tão sonhado retorno à liberdade, com cuidados, claro!
O processo no avanço das fases será pela análise dos indicadores de saúde de cada região, o mesmo estando positivo durante 14 dias avançará para fase seguinte, mas se os indicadores piorarem em 7 dias, haverá retorno a fase anterior. São Paulo capital e Campinas por exemplo, se encontram na fase 2 (laranja) e a região da Grande São Paulo, Baixada Santista e Registro estão infelizmente na fase 1 vermelha.
Nossa querida e amada academia esta na fase 4 verde e dependendo de onde você resida, com base no início do Plano São Paulo (1º de Junho) teremos ao menos mais 14 dias de espera na região de Barretos, Presidente Prudente, Bauru, Araraquara e São Carlos (classificadas na fase 3 amarela), cerca de 28 dias para a região da Capital, Campinas, Sorocaba e outras (fase 2 laranja), e 42 dias ou mais para Grande São Paulo, Baixada e Registro.
Diante do estabelecido pelo Plano São Paulo, o Conselho Regional de Educação Física emitiu uma nota de repúdio, enfatizando que o Profissional de Educação Física é um agente da saúde de acordo com a portaria n° 218/1997 do Ministério da Saúde e o mesmo foi capacitado juntamente aos demais profissionais para o enfrentamento à COVID-19
através da portaria n° 639/2020.
Dessa forma, para ajuda-los a se programarem para as novas orientações, abaixo seguem os procedimentos listados para Gestores de Academias, disponibilizado pela ACAD (Associação Brasileira das Academias) e CREF (Conselho Regional de Educação Física) para logo ficarmos cientes das exigências impostas aos estabelecimentos e também sobre a duração das recomendações que a princípio serão de 4 semanas e após, o funcionamento voltará a normalidade ou “novo normal”.
- Aferir a temperatura na entrada para checagem do limite de 37,8°C;
- Uso obrigatório de mascara (EPI´s) para funcionários (recepcionista, professores, equipe de limpeza, gerente) e terceirizados (ex: Médicos, Nutricionista Esportivo
e Personal Trainer externo);
- Evitar o acesso com a digital;
- Oferecer dispositivos para limpeza de tenis/sapatos ao entrar no ambiente;
- Disponibilizar álcool gel 70% e papel toalha estratégicamente em todos os ambientes;
- Limitar a entrada de alunos (cerca de 1 pessoa a cada 4 a 6,25m² e delimitar os espaços com fitas para o distanciamento de 1,5m do outro; (acho que isso vai dar confusão...rs)
- Disponibilizar apenas 50% dos aparelhos de cardio (esteira, bike, transport e outros);
- Bebedouros apenas com saida para encher as garrafas;
- Fechar cada ambiente 1 a 2 vezes ao dia por 30 minutos, para limpeza;
- Pessoas com mais de 60 anos poderão ter seus planos congelados, mediante solicitação;
- Renovação do ar ambiente, respeitando as normas vigentes para ar condicionado, caso não possua, as portas e janelas deverão ser abertas;
- Comunicar aos alunos o uso de toalha própria e garrafa de agua;
- Expor aos alunos os manuais de orientação;
- Exigir uso de chinelos e disponibilizar suporte individuais para toalhas dos alunos na área das piscinas.
Pois é pessoal, pelo jeito a pior fase esta passando e poderemos retornar a nossa vida fitness gradativamente contudo, imagino que muitos realmente estejam muito ansiosos para "voltar com tudo" tendo em vista compensar o tempo perdido e concomitantemente, acelerar o processo de
emagrecimento
e ganho de massa muscular. Esses desejos são compreensíveis no entanto, não deverão ser incentivados em sua plenitude uma vez que, ao ficarmos muito tempo parado ou com ritmo físico muito inferior ao anterior, precisamos passar novamente pelo processo de adaptação com treinos mais leves e básicos nas primeiras semanas, podendo ser 2 semanas para indivíduos mais experientes ou 2 a 4 semanas para os mais iniciantes.
ISSO NÃO QUER DIZER QUE DEVEMOS SOMENTE VOLTAR SEM EXPECTATIVAS DE RESULTADOS, PELO CONTRÁRIO! COM BOA ORIENTAÇÃO OS RESULTADOS RAPIDAMENTE VIRÃO, MAS INICIALMENTE A COBRANÇA DEVERÁ SER EM UM RITMO UM POUCO MENOR.